“A segunda entrevista é mais difícil do que a primeira?”, “Os recrutadores da Disney vão exigir mais do meu inglês do que os da STB?”, “Dependendo de com quem for minha entrevista, a chance de passar é menor?” Se estas são algumas das perguntas que estão latejando na sua cabeça sobre a 2ª entrevista do ICP, este texto foi feito pra você.

Calma! Se você já chegou até aqui, significa que tem provavelmente o perfil pra trabalhar na maior empresa de entretenimento do mundo! Falta só mais um passo dentro do processo seletivo pra você chegar lá e ser considerado um Disney Cast Member. Nós, da Equipe Segunda Estrela, reunimos algumas dicas para te ajudar nesta fase final do processo. Tudo, é claro, com base nas nossas experiências anteriores. 

Dá só uma olhada no vídeo que a gente fez especialmente pra te ajudar:

Preparação pré-entrevista

No dia de sua entrevista, procure ficar calmo e se preparar com antecedência, para evitar qualquer tipo de imprevisto.

Já decidiu qual roupa vai usar? (levando em conta o Disney Look*);

Já viu onde vai ser o local da entrevista e qual o melhor jeito de chegar lá? (São Paulo é uma cidade enorme e pode ter bastante trânsito em horários bem malucos);

Além disso, o principal ponto é ficar calmo e sentir que está pronto pra dar o melhor de si, assim, nada pode dar errado.

*Falando em Disney Look, aqui vão algumas dicas pra mandar bem no visual durante a entrevista:

– É uma entrevista de emprego formal, ou seja, o ideal é uma roupa social/business casual. Dica: na dúvida aposte em cores neutras e cortes clássicos;

–  Evitar: camisetas, jeans;

– O sapato também deve seguir essa linha, mas escolha algo que você se sinta confortável;

– Vale lembrar que se tudo der certo e você for aprovado, você terá que utilizar este mesmo estilo de roupa no traditions…. E uma tradition bem comum entre os new comers é repetir a roupa da entrevista justamente por não ter muitas opções no armário, então fique tranquilo! 😉 ;

– Em relação ao corte de cabelo, tintura, barba, unhas e tatuagem, não é obrigatório estar com tudo já certinho como no dia de embarque (caso você seja aprovado), mas sugerimos estar com os pontos todos conforme a Disney exige, vai que eles levam em consideração para critério de desempate, né?.

Separamos uma foto dos PG’s de 2016 durante o Traditions do ano passado para você ter uma ideia de como pode ser seu Disney Look:

Durante a entrevista

É aqui onde as grandes dúvidas aparecem: será que as perguntas serão mais complexas do que na primeira fase? E se meu inglês travar e eu ficar gaguejando? A gente te diz: Tá tudo bem!!!

Acima de tudo, os entrevistadores estarão lá para te ouvir e conhecer um pouco mais sobre você, seus valores e sua experiência de vida, então relaxe e conte o que de melhor existe sobre você 🙂

Além disso, apesar de não haver uma lista fechada de perguntas e situações a serem abordadas na sua entrevista, a gente separou, com base nos anos anteriores, algumas situações e possíveis itens que os recrutadores podem querer saber sobre você na entrevista. Aqui estão algumas delas:

  • Perguntas sobre sua personalidade: os recrutadores querem saber como você vê o mundo, o que você planeja para o futuro e o que gosta de fazer no dia a dia. Pode ser que eles perguntem também com quem você vive e convive diariamente, quais são algumas de suas qualidades que você mais se orgulha e também alguma delas que você não considera tão positiva e precisa melhorar;
  • Perguntas sobre suas experiências anteriores: Alguma pergunta sobre porque você escolheu o curso que faz na faculdade e o que você faz no seu trabalho atual (se tiver algum). Se você já tiver feito algum intercâmbio ou viagens bem legais, eles podem se interessar bastante sobre isso e fazer perguntas sobre suas experiências com outras culturas (mesmo as de dentro do próprio Brasil);
  • Perguntas sobre o ICP em si: Eles podem querer saber como você ficou sabendo do programa, o que mais te chamou atenção nesta oportunidade de trabalho, se você se sente confortável em compartilhar uma casa e sua rotina com pessoas de outros locais do mundo, em trabalhar em pé por bastante horas por dia, em prezar pela segurança dos guests e também sobre trabalhar em equipe 🙂
  • Situações de trabalho: É muito comum que parte da sua entrevista seja voltada para a preferência que você deu para as roles que mais quer, então, provavelmente alguma pergunta sobre quais as 3 roles mais te interessam pode surgir, além de como você agiria em tais situações caso elas acontecessem. TCHANAM! Esta é a parte que você tava esperando, né?

Então vamos lá: a parte mais importante das situações é tentar entender o espírito da empresa (que é sempre ir ao infinito e além pelo guest) e sempre garantir sua segurança em primeiro lugar. O ideal é sempre ser sincero com você mesmo e também pensar: o que posso fazer para tornar a viagem deste guest inesquecível? Além disso, nunca demonstre desinteresse por uma situação em si, e se não souber como resolvê-la, chame sempre um co-worker que poderá te ajudar 🙂 Deste modo, não haverá erro.

Algumas das situações podem ser em como agir em determinados momentos com base nas 4 keys de Walt Disney (Safety, Courtesy, Efficiency e Show) em um restaurante, loja, atração ou nas próprias ruas dos parques, resorts e no Disney Springs. Outra situação possível é a de a quem dar prioridades na hora de resolver uma situação de conflito (como um restaurante lotado com um bebê chorando na fila, uma loja que não possui o produto que a família procura, sendo o último dia de viagem deles, a fila de uma atração estar super longa e até mesmo a fila de um personagem fechar na hora em que a família chega para conhecer seu personagem favorito).

Pós-entrevista

No momento em que sua entrevista termina, uma coisa é certa: você estará a mil! Um turbilhão de pensamentos passará por sua mente “Eu poderia ter dito mais sobre tal coisa”, “Poderia não ter falado aquilo” ou “Acabou muito rápido”. Mas, a mais importante delas é: “Eu dei o melhor de mim”.

Após sair da sua entrevista, você terá que esperar por algumas (longuíssimas) semaninhas pra saber se passou ou não, e é por isso que você deve sempre acreditar que fez o seu máximo e que tudo dará certo.

Em geral, a segunda entrevista é bastante parecida com a primeira, e se você já chegou até aqui, está quase lá! Não desista e dê sempre seu melhor, e mesmo que não conseguir este ano, tente de novo.

De todos nós da Equipe Segunda Estrela à vocês, Futuros New Comers, toda sorte do mundo! <3