Qualquer pessoa que já visitou a Disney com certeza conhece a atração Piratas do Caribe no Magic Kingdom. A ride, que está presente em quatro parques da Disney, é uma das mais populares e encanta fãs do mundo todo. O que nem todos sabem é que a atração foi criada há décadas, e os filmes da saga foram inspirados no brinquedo, e não o contrário.

Recentemente, a Disney oficializou uma alteração na atração, prevista para o ano que vem, e declarou a importância de tais mudanças, que visam sempre oferecer melhores experiências para os visitantes, adicionando cada vez mais mágica às nossas tão amadas histórias.

Muitas mudanças já foram feitas na atração nos últimos anos, mas esta de 2018 chamou bastante atenção dos fãs.

A nova alteração consiste na remodelação de uma de suas mais conhecidas cenas: o “leilão de noivas”. As representações animatronics do leiloeiro, da icônica mulher ruiva (redhead) e dos demais personagens da cena serão reformuladas, dando um novo sentido à história.

O motivo de tal mudança é interpretado como uma intenção de modificar a maneira controversa com a qual a imagem das mulheres é apresentada. Na cena original, a mulher ruiva está na fila das noivas a serem leiloadas, e os piratas gritam ao fundo “A ruiva é a próxima” e “Nós queremos a ruiva”. Como mostrado abaixo:

Na nova cena, a mulher ruiva desempenhará um papel diferente. Se juntará aos piratas, parecendo sua líder, e os ajudará a “descarregar”os pertences de valor da população no leilão. A ideia foi manter a tão icônica personagem, mas transformá-la em um dos personagens fortes da história.

O que antes mostrava uma imagem objetificada da mulher, agora será totalmente diferente. Dá uma conferida em como vai ficar:

Logo após a notícia, milhares de fãs da Disney, da atração e da saga dos Piratas do Caribe expressaram suas opiniões nas redes sociais. Mesmo que este seja apenas mais um reflexo de toda a mudança que a Disney vem promovendo em relação a temas atuais, como por exemplo as características da personagem Moana, alguns fãs não entenderam o motivo de tal mudança, principalmente por nunca terem percebido “problema” na cena, e por gostarem muito da forma como é composta.

Existe até um pin que faz alusão à esta parte da atração:

É inegável que a mensagem do brinquedo reflete a história e os acontecimentos do passado. Porém, diferentemente de filmes e outras expressões que apresentam fatos e os discutem, a atração apenas mostrava de maneira “descontraída” um ponto que hoje em dia é pauta de muitas mudanças na sociedade. A atração é uma aventura contada em várias cenas, que não têm uma “moral da história” no final. Por isso, muitos alegam que a cena da venda de mulheres fosse um pouco além do que é considerado aceitável numa atração voltada ao público alvo do parque.

A atração é dirigida, especialmente, à famílias e crianças que se inspiram pelos personagens e histórias da Disney. Sendo assim, por que não promover mudança em algo que não faz mais sentido na atual sociedade? Por que não mostrar a história, mas dar a ela novos rumos?

A Disney nos surpreende a cada dia, e o que faz dela tão grande e tão relevante, mesmo após tantos anos de existência, são justamente as mudanças e a maneira como as histórias se adaptam às novas formas de enxergarmos o mundo.

Que esta seja apenas mais uma das muitas mudanças que virão, a fim de mostrar a realidade que enfrentamos nos dias de hoje, sem perder a mágica desse universo que tanto amamos!