Se tem um lugar que se destaca dos demais durante o Park Greeter, este lugar é um parque aquático! Durante o verão, o Blizzard Beach e o Typhoon Lagoon bombam! Afinal, quem aguenta o calor de Orlando sem dar um mergulho?
A Crist Gurian contou pra gente em detalhes como foi trabalhar no Blizzard Beach em 2016! Muitos jogos, desafios, e é claro, muuuuita neve! Se liga!
“Ser PG em Water Park começa como uma surpresa, porque muitas vezes não seria a primeira escolha de todo mundo, talvez pelo simples motivo de não conhecermos tanto os WP, por serem parques menores e porque fazemos o ICP no inverno! Mas, no verão, WP é o que há!
Os parques são pequenos mas sua capacidade é enorme (até 7 ou 8 mil pessoas em um dia), o que faz a responsabilidade dos PG’s ser muito maior! A liderança se esforça bastante e tenta envolver todos os times dos parques – Attractions, Custodial, Food&Beverage, Main Entrance – pois eles realmente são gratos aos PG’s e choram de felicidade quando chega o mês do ano em que o programa se inicia. Perdi as contas de quantas vezes apertaram nossas mãos só agradecendo por estarmos ali no verão!
Bom, sobre a rotina de PG em WP, é o seguinte:
O treinamento leva em torno de duas semanas e é extremamente completo! Todos os PG’s treinam em ambos os parques, que são o Typhoon Lagoon e o Blizzard Beach. Depois, metade fica com schedule fixo em um parque, e a outra metade no outro, o que não impede de trocar shifts e trabalhar em qualquer um dos parques ao longo do programa. O que é fixo são os horários de entrada e saída, pois os shifts normalmente têm 6 horas de duração (desde uma hora antes do parque abrir) e em média ficamos com só 30 horas semanais. Mas, saímos cedo, entre 2PM e 3PM, então o resto do dia e da noite são livres.
No treinamento, começamos com a noção geral dos parques, dada para todo mundo que vai trabalhar lá (por isso no primeiro dia treinamos com o pessoal que está começando o Summer Program). Temos que conhecer muito bem todo o parque, pois muitos guests pedem informações de localização, attractions, “where is the restroom”, etc. Conhecemos também um pouco da organização de cada um dos times dos parques, seus managers e coordinators, e ao longo do programa já sabemos os nomes de todos (parque pequeno = grande família).
@cristgurian
Na segunda parte do treinamento, os PG’s treinam especificamente para suas funções, com o dia dividido por treinamentos dados em cada área do parque. Então temos treinamento de Main Entrance com trainer da Main Entrance, e assim por diante, com F&B e Attractions. Andamos quilômetros durante os dias, e no final, com os pés inchados do calor e barriga cheia após experimentar todo o cardápio dos restaurantes (afinal, é preciso conhecer para poder indicar 😉 ) temos reunião com a liderança do parque, que são os Duty Managers, e eles nos passam as expectativas básicas da nossa role e informações específicas também.
Depois disso, é liberdade total. Não temos horários, nem posições fixas, principalmente porque nossas funções exigem muita mobilidade (preparem os crocs nos pés!). O que entendemos (muitas vezes só pensando, mesmo) é que nossa principal responsabilidade é comunicativa. Eu diria que nosso objetivo é o relacionamento/comunicação entre o parque e os guests, principalmente focado nos guests latinos (sim, prepare o portunhol), mas temos chance de atender todo mundo no dia-a-dia.
A visão que todos lá têm de PG, no entanto, é que somos os santos que vão “livrá-los”de lidar com os temidos grupos. Os grupos podem ser latinos (aqui me refiro a falantes da língua espanhola) ou brasileiros. Porém, quando penso em grupos, penso sim em paraguaios e argentinos. Aí você pensa que é engraçado contratarem brasileiros para a recepção destes grupos, mas infelizmente, como os grupos brasileiros têm diminuído muito, é a nossa realidade.
@cristgurian
E a rotina segue assim: todo dia, temos uma lista de previsões de quantos grupos iriam ao parque naquela data. Então, antes do parque abrir, temos que nos posicionar do lado de fora da Main Entrance e esperar até avistarmos as bandeirinhas. As previsões são um pouco (muito) falhas e portanto, todo dia é uma surpresa. Tivemos dias em que esperávamos 50 pessoas e recebemos 10 grupos com 50 pessoas, e por aí vai. Na sequência, abordamos os líderes para pegar algumas infos básicas sobre o grupo, pois devemos, da melhor forma, organizar o dia deles dentro do parque, para que corra tudo da melhor maneira para ambos os lados (parque e guests). Isso acontece porque os WP’s são pequenos, e principalmente, os restaurantes são pequenos. Em um dia de verão, em que o parque está lotado de famílias querendo se refrescar e pegar ondinhas, alguns grupos de adolescentes podem mudar muito a rotina de todo mundo – filas nos restaurantes, superlotação nos vestiários e grande concentração de cadeiras com mochilas.
Então, a medida que o grupo segue seu dia no parque, nós devemos seguir com um planejamento de horários de almoço para coordenar com o restaurante, horário de saída para coordenar com os ônibus e estar espertos para lidar com situações de tradução. Além disso é muito importante passar aos líderes do grupo todas as regras do parque, e cuidar para que sejam seguidas ao longo do dia. Por isso eu diria que a responsabilidade é muito grande em WP, porque todos os times contam conosco para auxiliá-los, então num dia qualquer, vamos ter 10 minutos para engolir o almoço. Num dia tranquilo, porém, ficamos bem livres pelo parque, que tem uma rotina mais calma sem os grupos.
@cristgurian
No meu caso, toda essa responsabilidade me ensinou muito, até porque os líderes costumam nos ouvir bastante, então temos a chance de ser pró-ativos, tomar decisões e ajudar muita gente! Além disso, os WP’s também têm suas características únicas, como os Jogos de Verão com Olaf e Kristoff, as tatuagens personalizadas, o baldes de sorvete e muuuita areia!”
Impossível não ficar com vontade de visitar os parques aquáticos da Disney depois de todos estes detalhes. E mais, que tal ficar com vontade de trabalhar lá? Obrigada, Crist! Warm hugs pra você <3
Quer ler depoimentos de outras work locations do PG? Então clica aqui! 😉