A DPD bate forte em todos que voltam de um programa na Disney e é por isso que resolvemos mostrar uma das possibilidades de trabalhar, mais uma vez, na empresa mais mágica do mundo. Já ouviu falar do International Parks & Resorts Greeter?

Neste post, falaremos um pouco sobre:

– O programa e a função de um Park Greeter brasileiro;

– Pontos positivos;

– Pontos desafiadores;

– Pré-requisitos;

– Benefícios;

– Inscrições;

– Entrevistas;

– Processo seletivo;

– Resultados;

– Pós-aprovação: Documentos para a Disney;

– Pós-aprovação: Visto Q1;

– Pós-aprovação: Petition;

– Em Orlando – Treinamento para ser um Park Greeter;

– Em Orlando – O Verão da Flórida;

– Depoimentos de quem já trabalhou por lá.

Então, vamos lá! Quem nunca se pegou em casa parado, olhando pro nada, lembrando de tudo que viveu no ICP, de todos os amigos que fez, dos magical moments, shifts e paychecks que recebeu enquanto estava em Orlando, não é mesmo? E é por isso que resolvemos juntar as nossas experiências de alumnis também do International Park Greeter para explicar como se tornar um dos famosos green shirts. E é claro, ouvir um pouco de quem já passou por esta experiência maravilhosa e deu seu depoimento pra gente. Estão prontos?

O programa e a função de um Park Greeter brasileiro

O programa dura em torno de 11 semanas durante o verão americano, entre os meses de maio e agosto, com variações de datas ano a ano. Um PG tem a função de ajudar todo e qualquer guest mas em especial aqueles do Brasil e da América Latina, sendo eles famílias ou os famosos grupos. Por conta da barreira linguística e de algumas diferenças culturais o PG é responsável por representar a Disney e fazer um meio de campo para garantir que as regras da empresa sejam cumpridas e todos os guests tenham uma experiência incrível <3

Além disso, estes cast members tem a oportunidade de compartilhar a cultura do Brasil com todos os guests e os demais co workers, que estão presentes na Disney o ano todo. Mas, acima de tudo, um PG tem a missão de promover hospitalidade e a sensação de estar em casa à todos que visitam a Disney.

Pontos positivos

Diferente do ICP, a função do PG dá aos cast members muita liberdade para trabalhar, das maneiras mais diferentes possíveis e adquirir uma visão mais completa e madura da Disney como empresa;

  • Apesar de ter uma work location fixa, a sua posição é mais flexível. Em algumas locations o PG fica completamente livre, e em outras ele pode ser assigned para uma determinada área porém tem uma maior liberdade para sair dela por alguns momentos, se necessário;
  • O contato com os líderes e managers é maior: grande parte dos PG’s que já completaram seus programas disseram que suas relações com seus superiores foi bem mais estreita do que no ICP;
  • Maior senso de independência e responsabilidade: diferentemente de outros programas no PG muitas vezes o cast member pode e deve tomar decisões sozinho. Além de ajudar guests espalhados pelo complexo a aproveitar melhor suas viagens, os PG’s terão que lidar com situações adversas como perdas físicas ou emocionais e terá uma certa facilidade para reparar algum problema. Claro, tudo na sua devida proporção, e muitas vezes agindo em parceria com os managers;
  • Experiência: Por ter completado pelo menos um programa na Disney anteriormente, os PG’s conhecem muito mais do complexo WDW do que da primeira vez que chegaram como new comers. É indiscutível o seu amadurecimento em relação a dinâmica de um programa da Disney. Como funcionam os sistemas, seu schedule, paycheck, como pegar shifts extras, etc;
  • Adquirir mais conhecimento sobre a Disney: Os participantes deste programa tem a oportunidade de expandir seu conhecimento sobre o complexo. A liberdade no trabalho também permite explorar diversas áreas físicas das locations. Além disso você poderá ter contato próximo com outros segmentos de trabalho como: attractions, merchandise, quick service, etc o que te da uma visão muito mais global do que a que você tinha no ICP;
  • Fazer o que não conseguiu no outro programa: Com certeza, todo mundo tem alguma coisa na bucketlist do primeiro programa e que acabou não fazendo. Seja em relação a trabalho (como pegar um shift extra no seu parque dos sonhos!) ou lazer (alguém disse Refeição com Imagineer?) você terá a chance de riscar mais alguns itens da sua lista! E você não perderá tempo para começar porque já sabe que o programa voa!
Pontos desafiadores

Alguns pontos acima podem ser positivos, mas também desafiadores. Então, não vamos listar algumas dificuldades que você possa vir a enfrentar durante seu programa, mas comentar um pouco sobre algumas delas.

O clima pode ser um fator de difícil adaptação, pois é muito quente em Orlando nesta época do ano (comentamos o tema um pouquinho mais adiante no texto).

Estar mais livre em sua WL pode ser um pouco desafiador se você não se sentir confiante para isso. Você deverá levar em conta tudo que aprendeu até ali e colocar em prática em seu dia a dia. A cobrança existirá, é claro, mas na prática, o jeito como você age diante as situações de trabalho partirá de você.

Nem precisamos dizer que “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades” né? Você tem mais liberdade e mais deveres, simples assim. Além disso você terá que lidar com situações desafiadoras e pressão, então já avisamos: é preciso paciência e flexibilidade!

O reconhecimento também pode ser uma grande barreira. Muitos cast members não estão acostumados com a presença dos PG’s nos parques, resorts e em Disney Springs, justamente porque o programa existe apenas em uma época do ano e a role fica “desativada” nas demais. Então, tenha em mente que você poderá ter que se apresentar e explicar qual sua função por ali mais de uma vez.

Pré-requisitos
  • Ter realizado ao menos 01 programa da Disney anteriormente;
  • Ser fluente em inglês e português (o idioma espanhol conta como um bom diferencial, mas não é obrigatório);
  • Estar disponível durante os meses de maio, junho, julho e agosto para realizar e completar o período de trabalho em Orlando;
  • Possuir passaporte válido em até alguns meses após a data final do programa;
  • Ter condições financeiras para arcar com bilhete aéreo (ida e volta), seguro de saúde (exigido pela Disney), visto, passaporte e taxa inicial (aprox. USD 354,50);
  • Não é necessário estar cursando ou vinculado à nenhuma universidade.
Benefícios

  • Acesso gratuito aos parques da Disney;
  • Desconto em produtos das lojas e em restaurantes (diferente do ICP, o valor do desconto costuma ser de 20% em merchandise);
  • Um ingresso para os parques, recebido no começo do programa;
  • Ingressos adicionais para os parques conforme carga horária trabalhada;
  • Remuneração a partir de USD 10 por hora trabalhada (salário semanal).
Inscrições

Diferente do ICP, o processo seletivo é feito inteiramente pela Disney. Os participantes deverão aguardar o informe da empresa com a abertura das inscrições através do site Disney Careers e enviar um currículo e uma carta de interesse (ambos em inglês) para iniciar o processo.

A abertura das inscrições ocorre geralmente nos meses de Setembro e Outubro, apesar de não ter uma data específica dentro deles, podendo ser alterada ano a ano.

Entrevistas

A entrevista em si é bem tranquila e o entrevistador pode te fazer perguntas como:

Como foi sua experiência de trabalho na Disney? Qual era sua work location e role no outro programa? Por que você quer voltar? O que você fez no meio tempo entre o seu programa e hoje? O que você sabe sobre o Park Greeter? O que você acha que será sua função como PG? Como você representaria o Brasil?

Normalmente, também fazem perguntas sobre alguns minimum requirements exigidos, como:

Você sabe lidar com pressão? Como se sentiria trabalhando sozinho e com mais responsabilidade? Você conhece a Flórida no verão, está preparado para trabalhar de pé no sol e em altas temperaturas?

Além, claro, de te colocar em situações para saber como você lidaria com cada uma delas, por exemplo:

Como você agiria com algum grupo que está desobedecendo alguma regra de safety?  Dê um exemplo de como você poderia ajudar como PG; O que você falaria sobre o Brasil caso um guest te perguntasse? Ou até mesmo uma situação pedindo indicação de planejamento para algum guest.

Processo Seletivo

O processo seletivo é bastante curto e não possui muitas etapas, visto que o número de aprovados é bastante reduzido se comparado ao ICP (em torno de 100 pessoas são aprovadas anualmente) e os recrutadores não vêm ao Brasil (As entrevistas são feitas via plataforma online).

Após enviar os documentos para sua inscrição, o  departamento de recrutamento da Disney fará uma análise interna e então entrará em contato com os participantes selecionados através de um e-mail, para já agendar a entrevista. O agendamento é feito através de um link enviado pelo próprio recrutador, com uma lista de opções de dias e horários (Importante: marque seu horário com cautela, visto que uma vez marcado, não poderá ser alterado).

A partir daí, o participante deverá esperar o dia e horário selecionado e então fazer a entrevista com o recrutador.

Durante a entrevista, leve em conta alguns pontos:

  • O áudio deverá ser feito através de ligação telefônica, onde a Disney disponibiliza alguns números daqui do Brasil, mas não em todas as cidades, então, prepare-se para a possibilidade de fazer interurbano;
  • Por ser realizada através de uma plataforma online, para que possa ver o recrutador e para que ele(a) também o veja, você deverá possuir uma webcam;
  • Disney Look: apesar de não ser presencial, encare como uma entrevista de emprego normal, assim como a do ICP. Logo, é aconselhável que você preze sempre pelo Disney Look na hora de se vestir, se portar e escolher o ambiente em que estará para a entrevista.

Após a entrevista, você receberá uma confirmação por e-mail de que participou da mesma. Mas, a resposta de sua aprovação ou não, será revelada em seguida, podendo levar dias ou algumas semanas.

Resultados

A Disney não informa ao certo quantos dias após as entrevistas os aprovados serão liberados, mas, conforme nossa experiência própria em programas anteriores, este período costuma variar entre poucos dias ou até 2 semanas (então fique tranquilo se seu amigo receber a resposta antes que você 😉 ). Lembrando que muitas vezes os resultados saem em ondas. Vocês pensaram que a Disney não ia fazer vocês ficarem com os nervos à flor da pele né?

Pós-aprovação: Documentos para a Disney

Após aceitarmos a Job Offer, recebemos da Disney um e-mail para pagarmos uma taxa inicial, assim como no ICP. O valor gira em torno de USD 354,50, mas pode ser alterado ano a ano.

O pagamento deverá ser feito através de um cartão de crédito internacional e não pode ser parcelado. Após o reconhecimento do pagamento pela Disney, você terá aceitado participar do programa oficialmente.

O próximo passo é completar os documentos solicitados no DOC’s da Disney, como passaporte válido, o número de seu Social Security e outras informações mais comuns.

Lembre-se: você tem 14 dias para completar estes 3 passos (aceitar a Job Offer, pagar a Fee e fazer o upload dos documentos no DOC). Depois disso, você voltará sua atenção para os tópicos abaixo.

Pós-aprovação: Visto Q1

O Visto para entrar nos Estados Unidos para o PG é diferente do utilizado no ICP (J1). Neste programa, somos designados ao visto Q1, que nos caracteriza como “Visitante de Intercâmbio Cultural Internacional”, como na descrição do próprio site do Consulado Americano:

“Este visto tem o propósito de fornecer treinamento prático, emprego e compartilhamento da história, cultura e tradições do país de origem do solicitante. O Visto Q de Não Imigrante é para programas de intercâmbio cultural designado pelo Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS).”

O valor do visto Q1 é de USD 190, além de também ser cobrada uma taxa extra, paga no próprio consulado caso sua entrevista tenha corrido bem e seu visto tenha sido aprovado. O valor dela é de USD 40. Então, o visto custa no total USD 230.

Pós-aprovação: Petition

Uma outra diferença bem específica do visto Q1 é que a Disney precisa solicitar e preencher uma petição para todos os cast members que trabalharão como PG’s. A solicitação da petição é feita inteiramente pelo time do recruiting e nós recebemos o documento no Brasil, pronto para ser levado ao consulado.

É muito importante que você guarde esta petição com muito carinho, pois sem ela, não é possível tirar o visto. Além disso, você deverá levar com você no dia de sua entrevista do consulado o seu Social Security Number, que prova que você já trabalhou nos Estados Unidos anteriormente.

Em Orlando – Treinamento para ser um Park Greeter

Após chegar em Orlando em seu dia e horário específicos para check-in no condomínio em que você foi designado, conhecer seus roomies, ir no Walmart e fazer o treinamento inicial do próprio Housing, você terá o Traditions novamente (<3) e depois um super treinamento próprio de sua Work Location (WL).

O treinamento em cada WL varia conforme a WL, claro. Mas, o que todos têm em comum é que, em suma, você aprenderá como ela funciona da maneira mais abrangente possível, pois, como dissemos lá em cima, a função do PG é auxiliar os guests e os grupos, tornando sua viagem melhor para todos.

Então, sua primeira semana de trabalho vai ser provavelmente inteira resumida em andar com seus treinadores por todo canto, descobrindo os segredos, curiosidades e particularidades de lá. É um intensivão de Disney! (Quer coisa melhor?) Após este período que dura em média 3 a 5 dias, você poderá trabalhar sozinho.

Em Orlando – O Verão da Flórida

Você já percebeu que mesmo estando no inverno, o ICP teve uns dias bastante quentes. Agora, imagina no verão? A Flórida está localizada próxima ao Caribe, portanto, não é segredo para ninguém que o calor é imenso e o sol nasce bem cedo e se põe bem tarde. Então, prepare-se pra ter muita luz, dias longos e óbvio: suar bastante.

Os PG’s que ficam em resorts tem maior chance de ficar em locais indoor, no ar condicionado, o que acaba facilitando bastante a sensação do calor, mas se você trabalhar em um dos 4 parques, no Disney Springs ou em um parque aquático, tenha em mente que terá 3 melhores amigos: o seu protetor solar, sua garrafa de água e o seu limite pessoal.

A posição de um PG é ficar onde as pessoas estão, é circular pela WL e auxiliar a todos, e por isso ficamos muito expostos ao Sol. Então, é importante saber a hora de parar um pouco e descansar. Os managers e todos os cast members sabem disso, e por este motivo, sempre se preocuparão com você neste ponto, mas ninguém melhor do que você mesmo para cuidar de si.

Depoimentos

O PG, assim como qualquer outro programa de trabalho na Disney, lhe proporcionará lembranças e momentos incríveis que você levará em sua mente e coração pelo resto da vida. Com certeza, será o melhor verão que você já viveu, e para provar isso, pedimos a ajuda de alguns ex cast members que já fizeram o IPG para contar pra vocês como foi essa linda experiência, se liga!

Magic Kingdom – Esperanza Mariano

EPCOT – Paula Mattar

Hollywood Studios – Hugo Pedrosa

Animal Kingdom – Ricardo Cavalcanti

Disney Springs – Henrique Furquim

Blizzard Beach – Cristina Gurian

Typhoon Lagoon – Ilza Helena

All Stars Resorts – Bárbara Milani

Coronado Springs – Gabriela Mattar

Port Orleans – Isabelle Lima

Pop Century – Raimer Leal

Caribbean Beach – May Martines

E aí?! Deu mais vontade ainda de ser um PG? Esperamos ter ajudado pelo menos um pouquinho em sua jornada pela Disney! Continue seguindo a Segunda Estrela à Direita para mais depoimentos, guias, é claro, dicas exclusivas, de cast member para cast member! 😉